Dermatologia Clínica, Cosmiatria e Laser

Muita gente imagina que a função do Dermatologista é apenas indicar os melhores cuidados com a pele do rosto e do corpo em uma rotina de beleza.

Embora esse médico realmente esteja habilitado a sugerir os melhores cremes de prevenção e tratamento para esses casos, suas funções vão muito além da parte estética – que não deixa de ser importante.

Na verdade, a dermatologia é uma área bastante ampla da medicina. Além dos cuidados com a beleza, as atribuições do dermatologista incluem prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, realização de procedimentos minimamente invasivos e diversos tipos de cirurgias.

A consulta é indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, que apresentem algum tipo de alteração nesses tecidos, sejam elas de origem estética,cabelos ,unhas,alérgica, infecciosa, autoimune entre outros.

Vale lembrar que feridas nas mucosas também estão no campo de atuação do dermatologista, por isso esse especialista pode ser procurado para o tratamento de lesões nos lábios, na parte interna das bochechas, nas gengivas, na língua e na região genital, incluindo infecções sexualmente transmissíveis.

Conheça os principais exemplos que levam as pessoas a procurar uma clínica de dermatologia:

• Cravos, espinhas e acne em geral;
• Manchas vermelhas,coceira e descamação da pele;
• Pele muito sensível, ressecada ou com excesso de oleosidade;
• Queimaduras solar;
• Unhas fracas ou com alterações de cor e formato;
• Queixas estéticas como celulite, estrias, rugas e flacidez;
• Queda de cabelo excessiva em homens e mulheres;
• Suor excessivo nas axilas, mãos, pés, couro cabeludo, costas e outras regiões do corpo;
• Suor com odor desagradável (principalmente nos pés e nas axilas);
• Excesso de pêlos em homens e mulheres;
• Descamação e coceira no couro cabeludo;
• Cistos, lipomas e outros tipos de nódulos;
• Queloides e outros tipos de cicatrizes inestéticas;
• Lesões e feridas com pus;
• Pintas e manchas suspeitas de malignidade;
• Feridas que sangram facilmente e não cicatrizam;

Já a dermatologia cosmiátrica é a área que se dedica aos tratamentos que podem ajudar a preservar a beleza da pele e promover o seu rejuvenescimento.

Dessa forma, o dermatologista é o profissional mais capacitado para:

• Identificar o seu tipo de pele e indicar os cuidados e produtos mais adequados para cada pessoa (incluindo protetor solar,cremes anti idade ,etc)
• Orientar o tratamento tópico (com cremes, séruns e loções) de condições como celulite e estrias e dos sinais do envelhecimento (manchas, rugas, sulcos e flacidez);
• Prescrever e realizar procedimentos como depilação a laser e remoção de tatuagens;
• Indicar e realizar procedimentos estéticos, incluindo tratamentos para celulite, estrias e gordura localizada;
• Indicar e realizar procedimentos estéticos para prevenir e tratar os sinais do envelhecimento, como peelings,toxina botulínica, preenchimentos facial, laser entre outros;

Os cuidados com o maior órgão do nosso organismo que é a nossa Pele deve ter uma atenção especial para termos realmente uma saúde exemplar.

Cuidados e procedimentos

Preenchimentos

É a aplicação de substâncias compatíveis ao organismo humano, como por exemplo, ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio. Cada paciente tem a indicação de um preenchedor específico.
É utilizado para o preenchimento de rugas e sulcos,definição e aumento dos lábios,definição dos lóbulos as orelhas e nas mãos. Restaurando o volume, dando maior sustentação, hidratação a pele e estimulando o colágeno. A aplicação é simples e rápida, não necessitando de cuidados especiais antes e após o procedimento. É contra indicado em gestantes.

A duração do preenchimento é variável, conforme o tipo de substância utilizada, o paciente, a faixa etária e local da aplicação, normalmente são realizadas de 1 sessão a 2 sessões ano.

Skinboosters

Trata-se de uma hidratação de dentro para fora, com produtos a base de ácido hialurônico chamados Skinboosters, especialmente desenvolvidos para uma hidratação profunda. São diferentes do ácido hialurônico presente nos preenchedores, uma vez que os Skinboosters não aumentam o volume e nem preenchem sulcos.

É indicado para peles jovens com rugas e as mais maduras que precisam de uma hidratação mais eficaz. O objetivo é devolver o brilho, a maciez, a hidratação, além de consequentemente suavizar as linhas finas em um processo não invasivo.

Feito através de pequenas injeções abaixo da pele.

Pode ser aplicado ao redor dos olhos e lábios, face, pescoço, colo,mãos e em outras partes do corpo.

O tratamento é praticamente indolor e não retira o paciente de suas atividades normais. Geralmente são indicadas 3 sessões, com um intervalo de 30 dias entre as mesmas.

Toxina botulínica

É a aplicação de toxina botulínica, que promove a paralisia, o relaxamento dos músculos que levam à formação de rugas e marcas de expressão.

Utilizado para suavizar as linhas e rugas, especialmente no rosto e pescoço. Além disso, pode ser utilizada com ótimos resultados nos casos de transpiração excessiva (hiperidrose) nas axilas e para o bruxismo,caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.

A aplicação é rápida e os efeitos começam a ser observados a partir do 3° dia com efeito final em 20 dias. É contra indicado em gestantes. O efeito pode durar de 4 a 6 meses, quando é recomendada uma nova aplicação.

Não é aconselhado deitar nas primeiras 4 horas, realizar atividades físicas e massagear a área após a aplicação. Depois disso o paciente pode voltar a sua rotina. Pode fazer peelings, preenchimentos e lasers no mesmo tempo. Alguns pontos podem apresentar equimose (manchas roxas) que saem em uma semana, sensação de peso e dores de cabeça.

Peeling Químico

É a aplicação de ácidos em concentrações específicas que atuam na pele, acelerando a renovação celular. Podem ser usados como único tratamento ou em associação. Simples, como: Pasta de Ata, Jessner ou até combinados entre si (Peeling de ácido salicílico + Peeling de ácido retinóico) ou com outras tecnologias (Peeling de cristal, luz pulsada, lasers, preenchimentos e toxina botulínica).

Atua desde o controle da oleosidade, clareamento de manchas, melhora da textura da pele e poros dilatados, foliculites, estrias e cicatrizes e complementando tratamentos de rejuvenescimento da pele.A aplicação é rápida e geralmente indolor, mas pode sentir leve ardência dependendo do peeling aplicado. É recomendada proteção solar após o procedimento e cremes calmantes específicos. Após 24 a 48 horas pode ocorrer leve vermelhidão, e fina descamação que dura de 4 a 7 dias.

Dermaroller
Indução percutânea de colágeno

São pequenas perfurações na pele realizadas através de um equipamento chamado Dermaroller, para estimular a produção de colágeno e elastina da pele.

Indicado principalmente para o tratamento de cicatrizes de acne e estrias. Pode também ser utilizado para rejuvenescimento facial, calvície e rugas finas.

Não apresenta contraindicação para cor da pele ou risco de manchas. Para a realização do tratamento, é usado um aparelho individual e não reutilizável. Aplica-se um anestésico sobre a pele (ou dependendo do caso ele é injetável) e é feito o rolamento do aparelho na área a ser tratada.

A pele fica vermelha por até 24 horas após o procedimento e são formadas micro-casquinhas, que não devem ser removidas. Como formam-se micro-aberturas na pele, a absorção de cremes aplicados diretamente aumenta em até 300%, proporcionando uma maior eficácia do tratamento.

O número de sessões depende de cada caso e normalmente um novo procedimento é feito a cada 6 a 8 semanas.

O paciente geralmente não precisa se afastar das suas atividades diárias para realizar o tratamento.

É recomendável o uso de substâncias capazes de estimular o crescimento de novas células, protetores solares e reavaliação médica após o procedimento.

Epilação a laser

Laser usado para redução de pelos escuros do rosto e de todo o corpo de forma rápida, eficiente e segura que não danifica a pele, como outros processos de depilação periódica, pois estimula o colágeno deixando a pele com uma aparência mais saudável.

O tempo de permanência na clinica depende da área a ser tratada, variando de 30 a 90 minutos por região. O número de sessões varia, geralmente são necessárias de 3 a 10 sessões, com intervalo entre as sessões de 30 a 40 dias.

É contra indicado a realização em pacientes bronzeadas e gestantes.

A pele não pode estar bronzeada. Os pelos não podem ser removidos com cera ou pinça. Usar lâmina até 3 dias antes ou no mesmo dia. O paciente pode voltar a sua rotina,é recomendada a proteção solar e geralmente usar cremes calmantes.

A aplicação é indolor, pode sentir dependendo da área e do pelo. A pele pode ficar vermelha no dia e algumas crostículas (“fuligem”) podem ocorrer.

Thermage

É um aparelho que utiliza radiofrequência para aquecer as camadas mais profundas da pele, promovendo a contração imediata do colágeno e estimulando a produção de novas fibras, deixando a pele mais firme. É indicado para o tratamento específico de flacidez, tanto para o contorno facial e do pescoço, quanto para pálpebras e algumas regiões do corpo como braços, abdome e coxas.

O novo sistema vibratório aumenta a eficácia e traz ainda mais conforto para o paciente durante o procedimento, podendo ser realizado em qualquer época do ano. O aparelho tem uma ponteira exclusiva para cada paciente. O procedimento dura em média uma hora. Ponteira para olhos (450 disparos), ponteira rosto e pescoço (900 disparos), ponteira corporal (500 disparos). As ponteiras são individuais, cada paciente “Compra a sua ponteira” e é descartada após. É indicado de 1 a 2 sessões ao ano, com intervalo de 4 a 6 meses, dependendo da idade e grau de flacidez do paciente.

Contra indicado em gestantes, pacientes que possuem prótese metálica no local ou marcapasso e pinos.

Não são necessários cuidados especiais. Não requer cuidados com o sol. Pode ser feito em qualquer época do ano.

O paciente volta a sua rotina normal. Os resultados são observados ao longo de 1 a 3 meses, e podendo durar até um ano, dependendo do grau de envelhecimento da pele.

O novo Thermage praticamente não causa desconforto, algumas pacientes podem sentir pontos mais quentes. A pele fica ligeiramente vermelha, com melhora em 30 minutos.

Xeo Cutera

Xeo Cutera — Genesis/ Yag/ IPL/ Titan: Podemos fazer os tratamentos chamados de 2D (Genesis+Titan ou Genesis+IPL ou IPL+Titan) e o 3D (Genesis+IPL+Titan)

Titan

É um infravermelho que promove o aquecimento da derme para promover a produção do colágeno, proporcionando maior firmeza da pele. Utilizado para o tratamento da flacidez cutânea de qualquer região do corpo e face.

Após a primeira sessão já se observa a contração imediata da pele. Pode ser utilizado para todos os tipos de pele, não sendo necessários cuidados com o sol. Não há contra-indicações para esse procedimento e nenhum cuidado específico após. É normalmente indicado 4 sessões, com intervalo de 3 a 4 semanas.

O paciente percebe uma luz forte e um calor na pele que em alguns pontos pode levar a um desconforto leve. A sessão dura em média 30 minutos e após, o paciente pode voltar às suas atividades normais. Pode ocorrer um eritema leve que desaparece em alguns minutos.

Limelight – IPL

Luz Intensa Pulsada desenvolvida para tratar diferentes tipos de pele, destinada ao tratamento de alterações na superfície da pele como manchas acastanhadas, vermelhidão e telangiectasias (vasos finos), olheiras e rosácea. Pode ser utilizada em qualquer área do corpo, principalmente face, pescoço, colo, dorso das mãos e braços.

É um tratamento indolor e os resultados são observados dentro de 1 a 3 semanas, com uma pele mais uniforme, mais viçosa, com menos manchas e vermelhidão. Indicado de 3 a 6 sessões, com intervalo médio de um mês. O paciente pode voltar a sua rotina normal.

Durante o laser o paciente percebe uma luz forte e pode sentir alguns pontos de desconforto dependendo da quantidade de manchas e vasos. Normalmente é indolor. A pele fica vermelha em alguns pontos, podendo formar mini crostas sobre as manchas.

É contra indicado em pacientes bronzeadas.

Gênesis/Yag

É um laser micropulsado utilizado para tratar os vasos da pele, sinais prematuros do envelhecimento e do dano solar e poros dilatados. Utilizado para melhora a textura da pele, minimizando rugas finas e poros dilatados, para reduzir a vermelhidão e os vasos, para rosáceas, acne, olheiras e micose das unhas. Indicado de 4 a 6 sessões, com intervalo médio de 1 mês.

O tratamento é indolor e pode ser realizado durante todo o ano em todos os tipos de pele, não há nenhuma contra-indicação especial.

O procedimento é indolor, mas o paciente pode sentir alguns pontos de calor dependendo da quantidade de manchas e vasos. A pele fica vermelha em alguns pontos, e pode formar crostículas no local dos vasos.

CO2 Fracionado

É um laser que promove a formação do colágeno com conseqüente diminuição de rugas finas e profundas e o clareamento de manchas, resultando em uma pele mais firme e uniforme. Atenua as linhas de expressão, rugas, manchas, cicatrizes de acne, cicatrizes pós operatórias, estrias recentes violáceas e antigas brancas e melasma. Pode ser feito em qualquer local da face e corpo.

É indicado de 1 a 3 sessões ao ano, com intervalo a cada 3 meses. Contra indicado em pacientes com pele bronzeada e gestante.

Dermatoscopia

A dermatoscopia é um exame para detecção e prevenção de câncer do pele, avaliando as pintas, diferenciando assim as benignas com as lesões de risco.

É feita pelo dermatologista através de um aparelho chamado dermatoscópio. Este aparelho aumenta a imagem em 10 a 70 vezes, como um microscópio e gera imagens que podem ser gravadas no computador. É um exame preventivo com precisão diagnóstica de até 97% de acerto preservando o paciente de cirurgias desnecessárias e podendo diagnosticar lesões malignas, ainda em fase inicial. Deve ser realizado em toda consulta dermatológica.

Cauterização Quimíca

Consiste na aplicação de uma substância, geralmente um ácido, sobre a lesão. O tratamento causa leve ardência e a área fica esbranquiçada, o que dura alguns minutos. Pode ocorrer vermelhidão ao redor.

Nos dias que se seguem, a área tratada torna-se escura e ressecada, devido à morte celular. Cerca de 7 a 15 dias depois as lesões são eliminadas.

Pode ser usada para tratamento de pequenas lesões da pele, ceratoses actínicas, ceratoses seborreicas, verrugas virais, dermatose papulosa nigrans, entre outros.

Curetagem de Moluscos Contagiosos

O molusco contagioso é uma doença viral que provoca lesões na pele muitas vezes confundidas com verrugas. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas.

Atinge preferencialmente as crianças, devido à imunidade ainda não estar totalmente desenvolvida. É frequente o achado da doença em crianças com Dermatite Atópica.

O molusco contagioso também pode atingir adultos, principalmente aqueles que tenham alguma imunodeficiência, como pacientes infectados pelo HIV ou transplantados. Nos adultos as lesões costumam afetar principalmente áreas de pele mais fina e podem ser transmitidas pelo contato sexual.

O tratamento consiste na destruição das lesões que pode ser feita através de eletrocoagulação, criocirurgia, curetagem e cauterização química. Quando curetada, elimina um conteúdo semelhante a uma “massa” de cor esbranquiçada.

Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando assim disseminação.

Exérese e Biópsias De Lesões

As lesões que forem suspeitas, isto é, aquelas que têm potencial de virar um câncer de pele, devem ser removidas através de uma pequena cirurgia. Chamamos de exérese excisional, onde retiramos toda a lesão e enviamos todo o material cirúrgico para o anátomo patológico.

Caso ela seja grande demais e corra risco de ficar com uma cicatriz muito grande, primeiro se opta por fazer uma biopsia incisional, onde se retira somente parte da lesão aguardando o diagnóstico para se programar o tratamento.

Sinais de alerta

» Todas as pintas que sofram modificações (crescimento ou mudança de cor) num curto período de tempo (semanas ou meses);

» Aquelas que coçam, ardem ou doem;

» Sinais escuros nas plantas dos pés, palmas das mãos, couro cabeludo, dentro da boca ou nas mucosas dos genitais;

» “pintas” que sangram;

» Coloração: se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom.

 Tamanho

» Se a pinta vem crescendo ou diminuindo; » Bordas: observar se as bordas estão ficando irregulares;

» Assimetria: se antes a pinta era” redondinha” e agora está ficando assimétrica;

» Lesões que não cicatrizam sejam na pele ou mucosas;

» Mancha ou pinta, mesmo que de nascença que modifique de cor, tamanho, espessura ou bordos, ou apresentem coceira, dor, sangramento;

» Qualquer verruga ou espinha de pele, que sejam persistentes, aumentem de volume, cocem, doam ou sangrem com facilidade;

» Manchas escuras (pintas) que se tornem mais pretas, bordas irregulares, elevadas, que sangrem com facilidade.

Open chat
Agendamento online!