Cirurgia Plástica Estética, Reparadora e Reconstrução Mamária

O cirurgião plástico é o médico especializado em tratar patologias e traumas buscando melhorias nas características estéticas e funcionais de seus pacientes. Sua atuação pode envolver o tratamento de problemas congênitos e de reparação, assim como atender o desejo de mudanças na aparência física.
Ele realiza cirurgias na face, nas mãos, nas mamas, nos glúteos, abdômen e diversas outras partes do corpo. Algumas de suas cirurgias mais realizadas são as lipoaspirações e a colocação de implantes de silicone nas mamas.
Apesar de nem sempre afetar a saúde física, um incômodo estético pode trazer alterações psicológicas e por isso, o cirurgião plástico precisa ser um profissional sensível e atento para encontrar o melhor resultado estético e funcional possível para a saúde do seu paciente.

Cuidados e procedimentos

Rejuvenescimento Facial
Ritidoplastia / Lifting Facial

A cirurgia de Rejuvenescimento Facial é indicada para pessoas que apresentam envelhecimento intenso ou desproporcional a idade. Seu objetivo é eliminar as características que identificam o envelhecimento da face, que podem ser:

» Queda das pálpebras;

» Queda das sobrancelhas;

» Pronunciamento do sulco naso-geniano;

» Alongamento do nariz;

» Queda da ponta do nariz;

» Alongamento do lóbulo da orelha;

» Acúmulo de gordura nas laterais do queixo;

» Esmaecimento do contorno do lábio;

» Inversão do lábio superior;

» Apagamento do filtro do lábio superior;

» Rugas e sulcos;

O Lifting Facial ajuda a atenuar as características do envelhecimento, restaurando uma aparência mais firme e jovem. O procedimento é indicado, geralmente, para pacientes a partir dos 45 a 55 anos.

Os resultados são imediatamente perceptíveis, mas se tornam mais evidentes em duas a três semanas, conforme o desaparecimento dos hematomas e edema. Porém, vale lembrar que, existem diferentes velocidades de recuperação e o tempo do resultado final varia de paciente para paciente.

As cicatrizes, apesar de permanentes, ficam ocultas em regiões estratégicas do rosto.

É importante entender que o Lifting não irá deter o processo de envelhecimento. Entretanto, ele pode reduzir significativamente a aparência de linhas e rugas, bem como a “queda”, revitalizando a face para os próximos anos.

Minilifting

O Minilifting rejuvenesce a região central do rosto, tratando apenas o terço médio da face. Com o passar do tempo, as “maçãs” do rosto também diminuem e, com esta cirurgia, elas podem ser reposicionadas e acentuadas.

As rugas em torno da boca, o lábio superior e os sulcos naso-genianos também podem ser tratados simultaneamente.

Lifting por Videoendoscópica

O lifting da face também pode ser feito por acesso endoscópico nos casos onde se pretende apenas tratar a “queda” da face sem necessidade de remover pele. Neste caso, as incisões são feitas logo acima da linha do cabelo e são pequenas – o suficiente apenas para o acesso do aparelho endoscópico.

Está indicado para os pacientes com queda da parte central do rosto (terço médio) e queda do supercílio (terço superior da face).

Lipoaspiração da Face

A prática adotada nesse caso é a Lipoaspiração Facial, que retira o excesso de tecido adiposo da face.

As regiões da face mais comuns de acúmulo de gordura são o pescoço e acima do chamado “bigode chinês” (sulco no canto do nariz até o canto da boca). A lipoaspiração facial está relacionada ao rejuvenescimento da face.

Blefaroplastia
Cirurgia Das Pálpebras

Os olhos são o destaque da expressão facial. A partir dos 30 anos, é nos olhos que surgem os primeiros sinais do envelhecimento, o que dá ao rosto um aspecto sério e cansado. A Blefaroplastia – ou Cirurgia das Pálpebras – pode apagar e corrigir estes sinais.

Na cirurgia, é feita a retirada do excesso de pele e bolsas de gordura, responsáveis pelo ar envelhecido e triste do olhar. Ela pode ser realizada na pálpebra superior ou inferior. O resultado esperado será um rosto rejuvenescido, sem a sensação de peso e cansaço das pálpebras.

Além do caráter estético, o procedimento também possui caráter funcional, já que existem casos em que a pele das pálpebras diminui o campo visual. Nestes casos, a retirada do excesso de pele é fundamental para a melhoria na qualidade de vida do paciente.

Especificações

Anestesia: local com sedação.

Duração da cirurgia: entre 1 a 2 horas.

Tempo de internação: entre 12 e 24 horas.

Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.

Pós-operatório: curativo durante 2 a 3 horas e uso de colírio.

Tempo de recuperação: entre sete e dez dias.

Rinoplastia
Cirurgia Plástica de Nariz

A Rinoplastia tem como objetivo a melhora estética do nariz, assegurando ou melhorando a função respiratória.

Quanto a estética, o nariz está inserido em um contexto de proporções faciais. O seu tamanho deve ser proporcional às dimensões do rosto e as partes nasais devem ser proporcionais ao tamanho do nariz. Além das relações de proporção e harmonia, devem ser levadas em conta as características raciais do paciente.

É importante salientar que não é possível construir qualquer nariz. Todo paciente tem uma limitação para o procedimento, que deve ser observada para que ao final, o resultado fique o mais natural possível.

Especificações

Anestesia: local com sedação ou geral.

Duração da cirurgia: entre 2 a 4 horas.

Tempo de internação: entre 12 e 24 horas.

Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.

Pós-operatório: curativo com placa de gesso ou plástica.

Tempo de recuperação: entre 10 e 15 dias.

Otoplastia
Orelha de Abano / Correção de Deformidade da Orelha

A cirurgia para correção de deformidades na orelha externa é chamada de Otoplastia. Estas deformidades podem ser de origem genética, traumática ou em decorrência de outras doenças. Acidentes e/ou atritos constantes – como os sofridos pelos praticantes de lutas – são exemplos de traumas que podem causar danos no formato da orelha.

O objetivo da cirurgia é corrigir as deformidades da orelha, modelando e retirando excessos de cartilagem e reposicionando a orelha no lugar, mais esteticamente adequado.

Especificações

Idade recomendada: a partir dos 7 anos.

Anestesia: local com sedação ou geral.

Duração da cirurgia: entre 1 a 2 horas.

Tempo de internação: entre 12 e 24 horas.

Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.

Pós-operatório: curativo protegendo as orelhas deve ser usado por três dias e depois é necessário o uso de uma faixa durante trinta dias.

Tempo de recuperação: 10 a 15 dias.

Dermolipectomia dos braços
Lifting de braços / Plástica do braço / Flacidez nos braços

A Dermolipectomia dos braços corrige a flacidez e o excesso de pele na região dos braços. Assim como ocorre com as pernas, o envelhecimento natural dos tecidos e as mudanças de peso também influenciam na aparência dos braços. A Dermolipectomia dos braços consiste na retirada de gordura e pele em excesso (dermo = pele; lipo = gordura; ectomia = retirada).

A Lipoaspiração ou a Laserlipólise, podem ser associados para a remoção da gordura.

Especificações

Anestesia: local com sedação ou geral.

Duração da cirurgia: entre duas e três horas.

Tempo de internação: entre 12 e 24 horas.

Pré-operatório: realização de exames laboratoriais e suspensão do uso de medicamentos como, por exemplo, anticoagulantes.

Pós-operatório: uso de cinta cirúrgica durante, pelo menos, um mês.

Tempo de recuperação: duas a três semanas.

Mamoplastia de Aumento
Implante de Silicone / Aumento das Mamas / Prótese de Silicone

A Mamoplastia de aumento ou a inclusão de implante mamário é recomendada para pacientes que desejam aumentar as mamas e não apresentam flacidez ou pequena quantidade de excedente de pele. A presença de flacidez de pele, invariavelmente, indica a necessidade de retirada da pele para modelagem das mamas (Mastopexia).

A cirurgia de inclusão de implante (prótese) pode ser realizada por incisões que resultam em cicatrizes no sulco inframamário, na aréola ou na região axilar.

O implante pode ser posicionado abaixo da glândula mamária, abaixo da fáscia muscular (fina camada que reveste o músculo) ou abaixo do músculo peitoral.

O local da cicatriz, a posição do implante e o tipo do implante (perfil e tamanho) variam de acordo com as características de cada paciente para obtenção do melhor resultado estético possível.

Mastopexia
Elevação de mama / Mamoplastia de elevação

A Mastopexia é recomendada para pacientes que desejam corrigir a flacidez e melhorar a forma das mamas. Está indicada frequentemente, em pacientes com mamas de tamanho adequado que apresentaram emagrecimento ou pós-gestação, e apresentaram flacidez da pele com ptose mamária (queda). Pode ser realizada com a utilização de implantes quando pretendemos também aumentar as mamas, além de corrigir a flacidez.

As incisões e cicatrizes podem ser: periareolar, cicatriz com prolongamento vertical e até cicatriz em T invertido. O local da cicatriz, a posição do implante e o tipo do implante variam de acordo com as características de cada paciente para obtenção do melhor resultado estético possível.

Mamoplastia Redutora
Mamoplastia de Redução / Mastoplastia / Mamoplastia redutora

A Mamoplastia Redutora é recomendada para pacientes que desejam diminuir e melhorar a forma das mamas. Está indicada frequentemente, em pacientes com mamas de tamanho exagerado e incompatível para o seu biótipo. Frequentemente está associada à ptose mamária (queda).

As incisões e cicatrizes podem ser: periareolar, periareolar com prolongamento vertical, cicatriz em L e cicatriz em T invertido. O local da cicatriz, a quantidade de mama que será removida varia de acordo com a necessidade de redução e características de cada paciente para a obtenção do melhor resultado estético possível.

Reconstrução de Mama
Reconstrução de Mama Pós-mastectomia por Câncer

A Reconstrução Mamária pode ser realizadas em pacientes que apresentam deformidades congênitas ou adquiridas das mamas (traumatismos ou mastectomia por câncer). De forma geral pode ser realizada com o auxílio de implantes (próteses de silicone), utilizando retalhos (segmentos de pele e músculo) ou com a associação de ambos. O objetivo da reconstrução mamária é restaurar a forma e volume mamário.

A Reconstrução Mamária frequentemente é realizada em dois ou mais tempos cirúrgicos e pode incluir a reconstrução da aréola e mamilo (CAP) e ajustes na mama contralateral (Mama saudável).

Ginecomastia
Cirurgia Plástica Masculina / Plástica de Mama Masculina

A Ginecomastia é o aumento da glândula mamária no homem. Pode ocorrer durante a puberdade e apresentar regressão espontânea ou permanecer, sendo necessário o tratamento cirúrgico. O aparecimento da ginecomastia no adulto deve ser investigado para se afastar alterações hormonais.

O tratamento cirúrgico consiste na remoção da glândula mamária e utilização da lipoaspiração, em alguns casos, para a obtenção da melhora do contorno do tórax.
O aumento da região peitoral também pode ser decorrente do aumento da gordura (lipomastia). Neste caso apenas a remoção da gordura está indicada e pode ser feita com a lipoaspiração.

No pós-operatório o uso da cinta ou malha cirúrgica é indicada.

Prótese do Glúteo
Gluteoplastia / Aumento de Glúteos

A Gluteoplastia está indicada para os pacientes que desejam aumentar a projeção das nádegas e corrigir pequena flacidez, criando um glúteo natural e mais arredondado.

Essa cirurgia pode ser apropriada também para os casos de perda significativa de peso, em que há perda da projeção e contorno das nádegas. Em alguns casos pode-se utilizar a injeção de gordura como tratamento único ou associado ao implante de glúteo.

O implante de silicone é colocado por uma pequena incisão no sulco interglúteo (entre as nádegas) e permanece alojado entre os músculos glúteos. O tipo do implante (perfil e tamanho) varia de acordo com as características de cada paciente para obtenção do melhor resultado estético possível.

É recomendado o uso de malha de compressão e drenagem linfática pós-operatória para ajudar a modelar o contorno e reduzir a retenção de líquidos.

Prótese Peitoral
Implantes Peitorais

A inclusão de implante peitoral é realizada em pacientes que desejam aumentar o volume do músculo peitoral, simulando uma musculatura peitoral mais desenvolvida.
A cicatriz é feita na axila por onde é introduzido o implante de silicone, cujo tamanho varia de acordo com o tamanho do tórax, a altura e a estrutura óssea. O formato do implante não varia, sendo retangular para todos os casos.

O implante é posicionado abaixo do músculo peitoral.

Este procedimento está indicado no paciente com equilíbrio hormonal estabelecido, estruturas osteomusculares e peles desenvolvidas, ou seja, em média a partir dos 18 anos de idade.

Abdominoplastia
Dermolipectomia de Abdome / Abdominoplastia / Plástica de Abdome

A Abdominoplastia trata o excesso de pele, a flacidez muscular e os depósitos de gordura. Este é um procedimento recomendado para pacientes que apresentam principalmente flacidez de pele e musculatura. Durante o procedimento, é removido o excesso de pele e realizado o reposicionamento dos músculos reto do abdome (plicatura), especialmente em pacientes que já tiveram gestações.

Nos casos onde também encontramos depósito de gordura abdominal, podemos associar à lipoaspiração para melhora do contorno corporal. O procedimento combinado recebe então a denominação de lipoabdominoplastia (Abdominoplastia + Lipoaspiração).

Lipoaspiração de Abdome

Entre todos os procedimentos da cirurgia plástica, a lipoaspiração é um dos mais populares entre os brasileiros. O objetivo da lipoaspiração é, basicamente, eliminar a gordura localizada.

A Lipoaspiração pode ser realizada nas áreas do corpo em que há o acúmulo dos reservatórios de gordura, como as coxas, glúteos, braços, abdome e culote.

A indicação da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada. Diferente do que diz o senso comum, a lipoaspiração não é recomendada para grandes emagrecimentos, mas sim para a retirada de gordura em excesso – até mesmo em pessoas magras.

Dermolipectomia de coxas
Lifting de Coxas / Plástica de Coxas

A cirurgia, também chamada de Lifting de coxas consiste na retirada de gordura e pele em excesso desta região do corpo (dermo = pele; lipo = gordura; ectomia = retirada).

Nem sempre a lipoaspiração é a melhor conduta para corrigir alteração do contorno da coxa. Nos casos onde existe excesso de pele, a lipoaspiração pode acentuar a flacidez das coxas. O procedimento mais indicado então é a Dermolipectomia das coxas, que poderá ou não estar associada à lipoaspiração.

SlimLipo® (Laser Lipólise)

O laser de diodo aplicado na gordura abaixo da pele promove a contração e estímulo do colágeno e reduz a quantidade de tecido gorduroso. A gordura é liquefeita facilitando a lipoaspiração convencional e potencializando os resultados.

O tratamento com o laser de diodo tem aprovação para uso médico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (ANVISA).

É um tratamento indicado para as áreas que concentram gordura localizada e flacidez, como papada, braços, culotes, abdome, axilas e coxas. Pode ser associado à abdominoplastia, dermolipectomia de braço e coxa.

Não é indicado para o tratamento de obesidade e flacidez exagerada da pele.

Em áreas maiores, como abdome, culotes e coxas, recomenda-se anestesia geral e internação. Nas pequenas áreas, como a papada, o procedimento pode ser realizado apenas com anestesia local. A duração do procedimento é de aproximadamente uma hora e, geralmente, apenas uma sessão é necessária.

No início, o inchaço pode mascarar os resultados. No entanto, a formação do colágeno continua ocorrendo até seis meses após o procedimento e os resultados melhoram gradativamente durante esse período.

Open chat
Agendamento online!