Cirurgia Plástica Estética, Reparadora e Reconstrução Mamária
O Cirurgião Plástico é o médico especializado em tratar problemas funcionais ou reparadores e estéticos.
Apesar de nem sempre afetar a saúde física, um incômodo estético pode trazer alterações psicológicas e sociais importantes, por isso o Cirurgião precisa ser um profissional sensível e atento para encontrar o melhor resultado estético e funcional possível para a saúde do seu paciente.
Listamos abaixo os procedimentos realizados pelo Dr. André Luiz Pires de Freitas.
Cuidados e procedimentos
RITIDOPLASTIA (Rejuvenescimento Facial)
Cirurgia indicada para pessoas que apresentam envelhecimento intenso ou desproporcional a idade.
Seu objetivo é eliminar as características que identificam o envelhecimento da face, que podem ser:
Queda das pálpebras e sobrancelhas;
Pronunciamento do sulco naso-geniano e rugas;
Alongamento ou queda da ponta nasal;
Alongamento do lóbulo da orelha;
Acúmulo de gordura nas laterais do queixo;
Esmaecimento do contorno do lábio;
Inversão do lábio superior;
Apagamento do filtro do lábio superior;
Lifting Facial
Cirurgia que ajuda a atenuar as características do envelhecimento, restaurando uma aparência mais firme e jovem. O procedimento é indicado, geralmente, para pacientes a partir dos 45 a 55 anos.
Os resultados são imediatamente perceptíveis, mas se tornam mais evidentes em duas a três semanas, conforme o desaparecimento dos hematomas e edema.
Porém, vale lembrar que, existem diferentes velocidades de recuperação e o tempo para o resultado final varia de paciente para paciente.
As cicatrizes, apesar de permanentes, ficam ocultas em regiões estratégicas do rosto.
Minilifting
O Minilifting rejuvenesce a região central do rosto, tratando apenas o terço médio da face. Com o passar do tempo, as “maçãs” do rosto também diminuem e, com esta cirurgia, elas podem ser reposicionadas e acentuadas.
As rugas em torno da boca, o lábio superior e os sulcos naso-genianos também podem ser tratadas simultaneamente.
Lifting por Vídeo-endoscopia
Procedimento realizado por acesso endoscópico nos casos em que se pretende apenas tratar a “queda” da face sem necessidade de remover pele.
Neste caso, as incisões são feitas logo acima da linha do cabelo e são pequenas o suficiente apenas para o acesso do aparelho endoscópico.
Está indicado para os pacientes com queda da parte central do rosto (terço médio) e queda do supercílio (terço superior da face).
Lipoaspiração da Face
Esse procedimento retira o excesso de tecido adiposo da face.
As regiões da face mais comuns de acúmulo de gordura são o pescoço e acima do chamado “bigode chinês” (sulco no canto do nariz até o canto da boca).
BLEFAROPLASTIA (Cirurgia das Pálpebras)
Os olhos são o destaque da expressão facial. A partir dos 30 anos, surgem os primeiros sinais do envelhecimento.
Nesse procedimento retira-se o excesso de pele e bolsas de gordura, responsáveis pelo ar envelhecido e triste do olhar. Pode ser realizado na pálpebra superior e/ou inferior. Além do caráter estético, o procedimento também possui caráter funcional, já que existem casos em que a pele das pálpebras diminui o campo visual. Nestes casos, a retirada do excesso de pele é fundamental para a melhoria na qualidade de vida.
RINOPLASTIA (Cirurgia do Nariz)
A Rinoplastia tem como objetivo a melhora estética do nariz, assegurando ou melhorando a função respiratória.
Quanto a estética, o nariz está inserido em um contexto de proporções faciais, o seu tamanho deve ser proporcional às dimensões do rosto, além das relações de proporção e harmonia, devem ser levadas em conta as características raciais do paciente. É importante salientar que não é possível construir qualquer nariz.
Todo paciente tem uma limitação para o procedimento, que deve ser analisada para que ao final, o resultado fique o mais natural possível.
OTOPLASTIA (Orelha de Abano e Deformidades da Orelha)
Estas deformidades podem ser de origem genética, traumática ou em decorrência de outras doenças. Acidentes ou atritos constantes como os sofridos pelos praticantes de lutas, são exemplos de traumas que podem causar danos no formato. O objetivo da cirurgia é corrigir modelar e retirar os excessos de cartilagem, reposicionando a orelha no lugar, mais esteticamente adequado.
IMPLANTE DE MAMA
A Mamoplastia de aumento ou a inclusão de implante mamária é recomendada para pacientes que desejam aumentar as mamas e não apresentam flacidez ou pequena quantidade de excedente de pele.
A cirurgia pode ser realizada por incisões que resultam em cicatrizes no sulco inframamário, na aréola ou na região axilar.
O implante pode ser posicionado abaixo da glândula mamária, da fáscia muscular (fina camada que reveste o músculo) ou do músculo peitoral.
O local da cicatriz, a posição do implante e o tipo do implante (perfil e tamanho) variam de acordo com as características de cada paciente para obtenção do melhor resultado estético possível.
MASTOPEXIA (Mamoplastia de Elevação)
Cirurgia indicada para pacientes que desejam corrigir a flacidez e melhorar a forma das mamas. Para pacientes com mamas pós-gestação ou emagrecimento importante e apresentam flacidez da pele com ptose mamária (queda).
Pode ser realizada com a utilização de implantes quando pretendemos também aumentar as mamas, além da correção.
As incisões e cicatrizes podem ser: periareolar, cicatriz com prolongamento vertical e até cicatriz em T invertido.
O local da cicatriz, a posição do implante e o tipo do implante variam de acordo com as características de cada paciente para obtenção do melhor resultado estético possível.
MASTOPLASTIA ou MAMOPLASTIA REDUTORA
Indicada para pacientes que desejam diminuir e melhorar a forma das mamas, frequentemente associada à ptose mamária (queda).
As incisões e cicatrizes podem ser: periareolar, periareolar com prolongamento vertical, cicatriz em L e cicatriz em T invertido. O local da cicatriz, a quantidade de tecido que será removido varia de acordo com a necessidade de redução e características de cada paciente para a obtenção do melhor resultado estético possível.
RECONSTRUÇÃO DE MAMA PÓS MASTECTOMIA POR CÂNCER OU DEFORMIDADES
Cirurgia realizada em pacientes que apresentam deformidades congênitas ou adquiridas das mamas (traumatismos ou mastectomia por câncer). De forma geral pode ser realizada com o auxílio de implantes (próteses de silicone), utilizando retalhos (segmentos de pele e músculo) ou com a associação de ambos.
O objetivo da reconstrução é restaurar a forma e volume mamário.
Pode ser realizada em um único ou em dois tempos cirúrgicos, incluindo a reconstrução da aréola, mamilo e também ajustes na mama contralateral (saudável).
GINECOMASTIA (Cirurgia Plástica da Mama Masculina)
A Ginecomastia é o aumento da glândula mamária no homem. Pode ocorrer durante a puberdade e apresentar regressão espontânea ou permanecer, sendo necessário o tratamento cirúrgico.
O aparecimento da ginecomastia no adulto deve ser investigado para afastar alterações hormonais ou até mesmo um tumor.
O tratamento cirúrgico consiste na remoção da glândula mamária e lipoaspiração da gordura local, para a obtenção da melhora do contorno do tórax.
GLUTEOPLASTIA (Aumento de Glúteos)
A Gluteoplastia está indicada para os pacientes que desejam aumentar a projeção das nádegas e corrigir pequena flacidez, criando um glúteo natural e mais arredondado.
Essa cirurgia pode ser apropriada também para os casos de perda significativa de peso, em que há perda da projeção e contorno das nádegas. Em alguns casos pode-se utilizar a injeção de gordura como tratamento único ou associado ao implante de glúteo.
ABDOMINOPLASTIA-DERMOLIPECTOMIA (Plástica de Abdome)
Procedimento recomendado para pacientes que apresentam principalmente flacidez de pele e musculatura. É removido o excesso de pele e realizado o reposicionamento dos músculos reto do abdome (plicatura), especialmente em pacientes que já tiveram gestações.
Nos casos onde também encontramos depósito de gordura abdominal, podemos associar à lipoaspiração para melhora do contorno corporal. A mini-abdominoplastia pode ser realizada nos casos com pouco excesso de pele.
LIPOASPIRAÇÃO DE ABDOME
Entre todos os procedimentos da cirurgia plástica, a lipoaspiração é um dos mais populares entre os brasileiros. É realizada nas áreas do corpo em que há o acúmulo de gordura, como as coxas, glúteos, braços, abdome e culote.
Diferente do que diz o senso comum, a lipoaspiração não é recomendada para grandes emagrecimentos, mas sim para a retirada de gordura em excesso, em áreas de acúmulo, até mesmo em pessoas magras.
DERMOLIPECTOMIA- LIFTING para Flacidez dos Braços e Coxas
Cirurgia que corrige a flacidez e o excesso de pele nessas regiões devido o envelhecimento natural ou emagrecimento intenso.
A Lipoaspiração ou a Laserlipólise, podem ser associados para a remoção da gordura.
LASER LIPÓLISE
O Laser de Diodo é aplicado na gordura abaixo da pele, promovendo a contração e o estímulo do colágeno. A gordura é liquefeita facilitando a lipoaspiração convencional e potencializando os resultados.
É um tratamento indicado para as áreas que concentram gordura localizada e flacidez, como papada, braços, culotes, abdome, axilas e coxas.
Pode ser associado à abdominoplastia, dermolipectomia de braço e coxa, com resultados muito satisfatórios.
FIOS DE SUSTENTAÇÃO
Silhouette Soft é uma solução única e inovadora, altamente tecnológica e eficaz, capaz de corrigir a flacidez da face, linha da mandíbula, sobrancelhas e pescoço, através da passagem de fios de sustentação, proporcionando um efeito lifting, com aparência mais jovem e natural, sem deixar cicatrizes.
Pode ser realizado na Clínica, com duração de uma hora e não exige repouso prolongado. Se a paciente desejar, pode ser realizado em ambiente hospitalar associado a outro procedimento cirúrgico.